Elisandra Pocojeski

Experimentoteca de solos: Popularização do conhecimento científico

Como recurso natural dinâmico, o solo é passível de ser degradado em função do uso inadequado pelo ser humano, acarretando interferências negativas no equilíbrio ambiental e diminuindo drasticamente a qualidade de vida nos ecossistemas, principalmente nos sistemas agrícolas e urbanos. Neste contexto, existe o desafio de contribuir para que a população adquira consciência do solo como parte do ambiente, e que o mesmo se encontra ameaçado. A melhoria da qualidade do ensino de solos no Nível Fundamental poderia aumentar a consciência ambiental dos estudantes em relação a este recurso natural, o que não resolve o problema da degradação, mas seria uma contribuição para a reversão deste processo. Várias são as experiências bem sucedidas em Instituições de Ensino Superior (IES) e de Pesquisa na Educação em Solos ou na Educação ambiental. Assim, este projeto tem como objetivo sensibilizar a sociedade em relação à importância do solo e popularizar o conhecimento científico sobre este, utilizando para isto atividades práticas de educação em ciência do solo. As atividades serão desenvolvidas a campo em perfis de solo expostos e em sala com atividades práticas para a comunidade demandante. Serão confeccionados mapas de relevo e de solos, bem como a utilização de técnicas simples de caracterização dos solos, e a implicação do manejo dos solos sobre a conservação destes. A divulgação deste projeto será realizada em uma página virtual específica onde serão expostas as atividades já desenvolvidas e futuras para que a sociedade tenha conhecimento das atividades, bem como, possa realizar as visitas na Instituição.

 

Práticas em Ciência do Solo: da construção do conhecimento sobre solos à escolha do curso de graduação

O projeto tem por objetivo integrar alunos do Ensino Médio e graduação em Agronomia na produção materiais prático-teóricos aplicadas ao conhecimento em Ciência do Solo, sensibilizando os estudantes em relação à importância do solo e despertando o interesse destes em realizar e/ou concluir o curso de Agronomia. Para tal serão realizadas atividades práticas no campo e no Laboratório de Solos, incluindo o desenvolvimento ou acompanhamento de experimentos conduzidos por professores da área de Ciência do Solo, na UTFPR, campus Dois Vizinhos. O desenvolvimento, bem como os resultados, deste trabalho serão publicados e divulgados no site do grupo de pesquisa em Ciência do Solo, da UTFPR-DV (www.gpcs.com.br)

 

Levantamento de classes de solos da área experimental da UTFPR-DV

Este projeto tem como objetivo fazer levantamento das classes de solos encontradas na área experimental da UTFPR-DV, bem como realizar uma caracterização química e física destas. Posteriormente, serão confeccionados mapas de classificação dos solos da área e um mapa de uso e aptidão destes solos, com sugestões de uso adequado para as áreas do Campus.

left center tsY fwR|show left center fwB tsN fsN normalcase|fwR||c05|image-wrap|news b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|news login b01 c05 bsd|b01 c05 bsd|c05|content-inner||